Conheça o Laboratório WHE

A Empresa WHE – Laboratório de Análises Clínicas Ltda., que atua no ramo de análises clínicas há mais de dezenove anos, iniciou suas atividades na década de 90, em Juiz de Fora (MG), quando um dos sócios-proprietário cumpriu um período no exército, que chama-se EAS (Estágio de Adaptação e Serviço), para profissionais de saúde, devido sua formação em Farmácia-Bioquímica

Naquela época, mesmo com a inflação alta e com todo o salário corroído, o sócio fundador conseguia poupar sua remuneração militar, e foi neste mesmo tempo que conheceu o outro sócio, que possuía formação na mesma área. Ambos assim, resolveram comprar um laboratório que estava falindo, visto que seu valor cabia em seus orçamentos. Todavia, o laboratório moderno, fiando assim, obsoleto.

Sem nenhuma estrutura e com a imagem decaída, a empresa conseguiria somente cobrir as despesas, não gerando nenhum tipo de retorno financeiro, mesmo assim, as portas se mantinham abertas. Com o passar do tempo, o laboratório não havia progredido e estava cada vez mais ultrapassado  em relação aos laboratórios existentes na cidade de Juiz de Fora. desta forma, resolveram montar um laboratório no município de Leopoldina, cidade natal de ambos os sócios, uma vez que analisaram o mercado e perceberam que em Leopoldina poderiam ser diferenciados. Um novo membro entrou na sociedade e mais tarde o negócio foi ganhando mercado e começou a crescer. Os sócios investiram em equipamentos modernos, se destacando dos demais laboratórios quem haviam no município. Se tornaram os precursores de ferramentas, como o equipamento de hormônios que até então não existia no cidade.

Desse modo, a empresa foi ganhando credibilidade e confiabilidade dos clientes. Nos primeiros dois anos no município de Leopoldina, o laboratório foi se desenvolvendo e necessitando de um ambiente maior e mais cômodo. Atualmente, o imóvel é próprio, possui aparelhagem e equipamentos modernos e de qualidade e uma quantia de colaboradores experientes e competentes para atender a grande demanda.

Com os erros e acertos, os sócios adquiriram experiência e perceberam que há condições de crescer cada vez mais, apesar de muitos desafios e mudanças que ainda terão que enfrentar. Hoje, a empresa busca prosperar gradativamente, investindo mais e mais para satisfazer os clientes e manter a organização competitiva no mercado.

Responsabilidade:

Dra. Heloisa O.
Fajardo Vale

Farmacêutico Bioquímico

Dr. Wander de
Almeida 
Barbosa

Farmacêutico Bioquímico

Dr. Enéas
Conte do Vale

Farmacêutico Bioquímico

Colaboradores:

É fundamental falar das pessoas que trabalham ou trabalharam conosco e sua importância na existência e crescimento do Laboratório. estamos certos que sem eles nada teria acontecido. Nosso apreço a estes profissionais é muito grande e nosso reconhecimento é enorme> Para nossa felicidade temos em nosso quadro de funcionários pessoas que aqui está há mais de 30 anos o que muito nos orgulha.

A política da qualidade da Direção do Laboratório também está refletida na seguinte Missão, Visão e Comprometimento:

MISSÃO

O Laboratório tem como missão: desenvolver suas atividades com competência e comprometimento, produzindo laudos e dando apoio cientifico, de modo a satisfazer as necessidades do cliente.

VISÃO

Realizar suas atividades com competência e comprometimento com a qualidade. Buscando o crescimento continuo, para estar proporcionando aos seus clientes um atendimento mais completo.

COMPROMETIMENTO

Estar alinhado com as tendências globalizadas da Medicina Laboratorial.
Satisfazer as necessidades do cliente.
Evitar reclamação de clientes nos aspectos ligados ao LAUDO.

Recursos Humanos:

O Laboratório tem um corpo técnico em número e quantidade suficientes para atender suas finalidades. Este corpo técnico possui a formação necessária, o treinamento e o conhecimento técnico profissional para a execução de análises laboratoriais em amostras biológicas. O Laboratório mantém registro da formação e do treinamento interno e externo de cada membro do corpo técnico em pastas individuais. Para cada cargo existente no Organograma do Laboratório, há uma descrição da atividade a ser executada, incluindo os requisitos necessários para o preenchimento dos mesmos, assim como a graduação, treinamento, qualificação, conhecimento e experiência técnica.

Política da Qualidade:

A Política da Qualidade é apresentada no quadro abaixo alinhada aos objetivos da qualidade correspondentes.

OBJETIVOS PARA A QUALIDADE INDICADORES DA QUALIDADE
  •  Estar alinhado com as tendências globalizadas da Medicina Laboratorial.
  •   índice de revisão de POPs.
  • Índice atualização tecnológica dos equipamentos.
  •   Índice de treinamento e reciclagem da equipe.
  •  Índice  de Profissionais nível chefia, participando de atualizações científicas.
  •   Satisfazer as necessidades do cliente.
  •  índice de satisfação do cliente nos quesitos relacionados a este item.
  •  Evitar reclamação de clientes nos aspectos ligados ao LAUDO.
  •   índice de reclamação de clientes por resultado errado.
  •  Índice de reclamação de clientes por quebra de sigilo de resultado.
  •   Introduzir em nossos processos as modernas tendências administrativas e tecnológicas
  • Índice de manutenção dos equipamentos críticos
  •  Índice de adequação em programa de qualidade externo.

Garantia da Qualidade

O responsável pela SGQ deverá cumprir e assegurar que os Princípios das Boas Práticas de Laboratórios Clínicos sejam seguidos, garantindo no mínimo:

  • Que o Sistema da Qualidade seja estabelecido, implementado e mantido.
  • Liderar a análise crítica do Sistema da Qualidade como uma base para melhoria do mesmo;
  • Manter a ligação com partes externas em assuntos relacionados ao Sistema da Qualidade do Laboratório;
  • A validade dos dados gerados e a conformidade com os Princípios das BPLC.
  • Que após o término dos exames, os dados brutos, laudos e as amostras sejam mantidos.
  • Assessoria ao diretor do Laboratório na escolha do(s) laboratório(s) de apoio.
  • A execução de Programa de Controle Externo e Interno da Qualidade.
  • A sua participação nos programas de treinamento e educação contínua oferecidos pelo laboratório.
  • A preservação dos equipamentos, insumos e instalações do laboratório.
  • Medidas para garantir a confidencialidade dos resultados dos exames e laudos.
  • Que as medidas de ordem, higiene e limpeza sejam seguidas e que precauções de saúde e segurança e cuidados com o meio ambiente sejam aplicados, de acordo com os procedimentos estabelecidos PQ21 – Limpeza, Desinfecção e Esterilização.
  • Controlar a distribuição e a elaboração de Documentos e Dados ligados ao Sistema da Qualidade.

Compilar dados oriundos de relatórios de não conformidade, reclamação do cliente, pesquisa de satisfação do cliente, e aplica em técnicas estatísticas, para analise em reuniões periódicas

CONTROLE INTERNO DA QUALIDADE

O Controle Interno da Qualidade (CIQ) está implantado para todos os parâmetros para os quais existem materiais de controle disponíveis. Ele é realizado nos mesmos sistemas e pelos mesmos funcionários que analisam as amostras de pacientes e que fazem uma avaliação preliminar do desempenho. O procedimento da qualidade PQ01 – Controle da Qualidade do Laboratório define a sistemática implementada para realização dos respectivos controles.

 

CONTROLE EXTERNO DA QUALIDADE

O WHE está inscrito e participa regularmente do PELM , Proficiência em Ensaios Laboratoriais adequado à sua lista de exame próprios. Os materiais de controle recebidos são processados pelos mesmos sistemas analíticos que processam rotineiramente as amostras de pacientes. O procedimento da qualidade PQ01 – Controle da Qualidade do Laboratório define a sistemática implementada para realização dos respectivos controles.

 Sistema de comunicação externa

O Laboratório possui uma boa estrutura de comunicação externa.

Banco de Dados com Chave de Acesso e senha que possibilita os clientes retirarem com segura e no conforto de seus lares seu resultado de exames

RESÍDUOS

Os resíduos gerados pelo Laboratório são gerenciados conforme legislação vigente através do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Saúde. (PGRSS)

MELHORIAS

O Laboratório através da política da qualidade, objetivos da qualidade, resultados de auditorias, análise de dados, ações corretivas/preventivas e análise crítica pela direção promove o melhoramento contínuo dos processos com redução de custos, melhoria no desempenho e da satisfação dos clientes. Essa sistemática está definida no PQ 10 – medição e desempenho.